Dicas para crescer

adolescente

Tenho um filho adolescente que não quer falar comigo, e agora?

Quantos de nós sentimos que, de repente, a criança amorosa e dependente que até há poucos dias cabia no colo, transforma-se num adolescente que parece só querer distância dos pais e das suas opiniões? Na maioria das situações isso não corresponde totalmente à verdade. Corresponde sim à perspetiva que os pais adotam de uma situação
miudo desenhando

5 situações em que um Psicólogo pode ajudar o seu filho

Se sentirmos problemas de visão vamos a um oftalmologista. Se temos um problema de pele vamos ao dermatologista. Se sentimos que existem problemas a nível da mente e do comportamento devemos procurar um psicólogo. Muitos pais questionam-se se as crianças necessitam de ir a um psicólogo. Pela minha experiência, quando esta questão surge, é porque … 5 situações em que um Psicólogo pode ajudar o seu filho Read More »
Depressão Materna

Artigo científico “A depressão materna e o seu impacto no comportamento parental”

Confesso que o tema da maternidade e parentalidade sempre me interessou, e por isso no último ano da licenciatura em Psicologia Clínica no ISPA, escolhi o tema da depressão materna e o seu impacto no comportamento parental. Esta minha tese veio dar continuidade a um modelo sobre o Comportamento Parental de mães deprimidas, que envolveu … Artigo científico “A depressão materna e o seu impacto no comportamento parental” Read More »
_DSC7687_site

Orientação vocacional: Descobrir o destino para saber o caminho.

Quem somos e onde estamos hoje espelha as decisões que tomámos no passado: decisões tomadas há minutos, meses ou anos. Assim, o adulto que queremos vir a ser, e falando no aspeto profissional, depende das decisões que tomamos hoje. É sobretudo no 9º ano, por volta dos 15 anos, que os jovens e adolescentes iniciam … Orientação vocacional: Descobrir o destino para saber o caminho. Read More »