Consulta de Psicologia Clínica
Criança
Não existe outro momento no ciclo da vida com tantas tão extraordinário como o que a criança vive desde o momento do nascimento até à entrada na adolescência.
-Se o seu filho estiver com dificuldades na escola, seja ao nível do desempenho escolar, de comportamento ou com os amigos e pares, que não está a conseguir ultrapassar.
– Se verificar alterações de comportamento que não consegue explicar e lhe pareçam desadequados e desajustados.
– Se sente que o desenvolvimento da criança não está a acompanhar a tendência da faixa etária e precisa de apoio.
– Se situações de conflito estão a ser uma constante, e apresenta um comportamento agressivo ou provocador.
– Se verifica que o seu filho está com muitas dificuldades em conseguir concentrar-se em qualquer tarefa.
– Se observa que o seu filho tem dificuldades em expressar o que sente.
Nas consultas de Psicologia com crianças, é através do diálogo, da brincadeira, do desenho, das conversas animadas, de histórias e do “faz-de-conta”, que se estabelece uma relação terapêutica e de confiança, permitindo à criança exteriorizar as suas dificuldades e adquirir os recursos e competências necessárias. Com estes recursos adquiridos na consulta, a criança conseguirá utilizá-los em qualquer situação da sua vida, desenvolvendo-se num adulto saudável.
Quer apoiar o seu filho a tornar-se um adulto saudável? Envie-me mensagem e marque a sua sessão.
Adolescente
– Sente que o seu filho tem o dia-a-dia influenciado por alguma fobia que não consegue controlar?
– Acha que para o seu filho estar perto de outras pessoas é um sacrifício?
– Notou alguma alteração significativa do comportamento, mais agressivo ou desobediente?
– Os hábitos alimentares alteraram-se?
– A escola tornou-se um lugar indesejado, podendo estar a ser vítima de bullying?
– O seu filho passou por uma separação e está a ser difícil aceitar este processo?
– Revela súbitas dificuldades no desempenho escolar?
Procurar a ajuda de um Psicólogo ajudará a guiar o adolescente a desbloquear em segurança o obstáculo que está a enfrentar, dando-lhe bases para um crescimento com uma saúde mental equilibrada e em harmonia.
Sente dúvidas em relação ao próximo passo a dar?
Envie-me uma mensagem e vamos avaliar em conjunto.
Orientação Vocacional e Aconselhamento de Carreira
Orientação Vocacional
A intervenção do psicólogo neste processo apoia o adolescente no processo de autoconhecimento, a trabalhar as suas características individuais, bem como os seus interesses e aptidões.
– Entrevista inicial detalhada e exploratória;
– Duas ou mais sessões que consistem na aplicação de um conjunto de testes que irão permitir explorar as vertentes de: raciocínio, valores, interesses e aptidões, fatores da personalidade e maturidade vocacional
– Sessão final onde é entregue um Relatório que sintetiza os resultados das várias ferramentas utilizadas, e são analisadas e exploradas as várias alternativas de qualificação, de acordo com os objetivos do adolescente.
Caso seja necessário e desejável, pode realizar-se um processo de mentoria, de modo a acompanhar a execução dos objetivos estabelecidos.
Este processo pode ser realizado em qualquer momento do percurso académico do adolescente, mas recomenda-se a sua realização no decorrer do 9º ano e do 12º ano de escolaridade.
Aconselhamento de carreira
O mercado de trabalho e a realidade profissional mudaram. Longe estão os tempos em que ingressar numa empresa ou área de trabalho era sinónimo de permanecermos nela por vários anos até à reforma.
O aconselhamento de carreira permite criar bases para reinventar-se profissionalmente, procurar um novo rumo e uma nova oportunidade, dando apoio para a sua concretização, com a menor ansiedade possível.
– Atividades que permitam o aumento do autoconhecimento e identificação de pontos fortes e pontos a trabalhar;
– Análise conjunta do percurso pessoal, académico e profissional;
– Realização de testes, inventários e questionários que permitem identificar áreas de interesse e definição do perfil vocacional
– Definição estratégia: técnicas de procura de emprego, estudo de mercado, imagem pessoal
– Preparação para entrevista de trabalho;
– Apoio na construção do Curriculum Vitae e Carta de Apresentação
– Mentoria: acompanhamento necessário para a execução dos objetivos estabelecidos e na transição para o novo emprego.
Consulta de Aconselhamento Parental
É muito natural e desejável que, ao longo do desenvolvimento dos filhos, vão surgindo na cabeça dos pais algumas dúvidas e angústias sobre as suas atitudes e comportamentos e consequentemente sobre qual a melhor forma de lidar com eles.
Uma das situações mais recorrentes é a incerteza dos pais sobre se o comportamento dos filhos é uma reação à atitude dos pais, ou se esse comportamento faz parte de uma fase do desenvolvimento da infância ou adolescência.
– Eu e meu marido vamos divorciar-nos; como será que o nosso filho vai reagir a esta decisão?
– Sente que o tanto que faz não está a ser suficiente – pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza!
– Com o nascimento do irmão / irmã, o meu filho regrediu e não aceita o bebé;
– Na escola ligam-me a dizer que o meu filho bateu nos amigos e todos os dias fica de castigo;
– Noto que o meu filho não diz o que sente e eu não o consigo compreender
– Preocupa-me o meu filho estar sempre calado e sozinho
– O meu filho não consegue dormir sozinho e tem medo de tudo
– O meu filho desafia-me constantemente e em frente a todas as pessoas
As consultas de aconselhamento parental destinam-se a abordar, com os pais, situações específicas e pontuais com as quais se vejam confrontados no exercício da sua parentalidade, promovendo um espaço de reflexão conjunto que permita descobrir estratégias e soluções. Pretendem alcançar uma melhoria da comunicação e da relação pais-filhos, através do equilíbrio familiar e um desenvolvimento cognitivo e emocional saudável.
Avaliação Psicológica
Todas as crianças são diferentes, e todas as crianças se desenvolvem de forma diferente, ao seu próprio ritmo.
Contudo, por vezes, estamos perante etapas de desenvolvimento específicas, em que podem aparecer sintomas, queixas ou alterações significativas no comportamento da criança / adolescente que devem ser alvo de diagnóstico e de maior compreensão.
A Consulta de Avaliação Psicológica tem como objetivo o diagnóstico e a compreensão desses sintomas ou queixas, tendo em consideração os diferentes ambientes onde a criança está inserida, a sua dinâmica familiar e relacional e as características do seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
A maioria dos pedidos de Consulta de Avaliação Psicológica, nesta faixa etária, são formulados pelos pais, educadoras e/ou professores da criança e relacionam-se tanto com o rendimento escolar da criança como alterações no seu comportamento, tanto em contexto escolar, familiar ou social.
– Para uma avaliação cognitiva e da inteligência, onde se determina as áreas potenciadoras e limitadoras dos domínios do funcionamento intelectual
– Na avaliação Pré-Escolar e de prontidão escolar, para apoiar a decisão de ingresso antecipado no 1º ciclo ou o seu adiamento
– Para avaliação do perfil de desenvolvimento Infantil
Ou então quando existem suspeitas de:
– Perturbação de hiperatividade / défice de atenção
– Perturbação de aprendizagem específica (dislexia, disgrafia, disortografia)
– Perturbação de ansiedade (fobias, perturbações de pânico)
– Manifestação de dificuldades na gestão emocional
– Comportamentos de oposição e desafio
– Perturbações do comportamento alimentar
– Alterações emocionais resultados de processo de luto ou divórcio
– Entrevista inicial detalhada e exploratória com a criança e os pais;
– Duas ou três sessões nas quais se recorre, para além da entrevista inicial, à utilização de diferentes técnicas e métodos de avaliação: observação direta, recurso a inventários de comportamento para pais, professores e criança, utilização de instrumentos de avaliação cognitiva, neuropsicológica e pedagógica.
– Sessão final onde se devolve os resultados das várias ferramentas utilizadas (com possibilidade de entrega de um Relatório), e são exploradas as várias alternativas de encaminhamento para a intervenção mais adequada às necessidades da criança, que poderão passar por um acompanhamento psicológico regular, por uma avaliação especializada noutra(s) área(s), por exemplo Terapia da fala, por orientações para pais/professores ou por uma indicação de que os comportamentos da criança são normativos não havendo necessidade de qualquer intervenção.