Depressão Materna

Artigo científico “A depressão materna e o seu impacto no comportamento parental”

Confesso que o tema da maternidade e parentalidade sempre me interessou, e por isso no último ano da licenciatura em Psicologia Clínica no ISPA, escolhi o tema da depressão materna e o seu impacto no comportamento parental.

Esta minha tese veio dar continuidade a um modelo sobre o Comportamento Parental de mães deprimidas, que envolveu 23 mães, e culminou com a publicação de um artigo numa edição na Análise Psicológica, revista científica do ISPA. 

Em jeito de conclusão, constatou-se que estas mães entrevistadas sentem-se indisponíveis para os seus filhos e para os outros, sendo invadidas por um sentimento de inadequação materna, o que leva ao emergir de sentimentos de culpa. O processo social básico é o da Relação de Proximidade e de Exclusividade, moderada por sentimentos de incompreensão, pelo medo / insegurança, falta de apoio, sentimento de vazio, tendo como consequências as dificuldades de separação e crianças que são difíceis.

Foi muito gratificante fazer parte desta equipa e poder dar o meu contributo para o estudo e compreensão científica de um tema tão, mas tão importante, na vida das mães e das crianças.

Partilho aqui o link onde podem ler o artigo completo.

http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/442